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Perguntas Frequentes

1. O CREDENCIADO SIA NET PODE COBRAR VALOR DIFERENTE PARA COMPRAS À VISTA OU COM O CARTÃO SIA NET?

De acordo com a legislação em vigor e o contrato existente entre a Sia Net e seus Credenciados, a opção de pagamento através do cartão Sia Net o produto deverá ter sempre o mesmo preço praticado em relação aos outros meios de pagamento, inclusive dinheiro. Em caso de descumprimento o credenciado fica sujeito às punições dos órgãos de proteção do consumidor, podendo, inclusive, ser multado e ter o contrato com a Sia Net rescindido.

2. QUAL TIPO DE PARCELAMENTO A SIA NET TRABALHA?

A Sia Net trabalha somente com o plano Parcelado Emissor, que incidirá juros 5% mensais nas parcelas de sua compra. Com algumas lojas credenciadas a Sia Net fixou o valor máximo de R$0,99 por parcela, para não onerar o usuário do cartão. No entanto, em algumas lojas credenciadas este valor não foi fixado incidindo um percentual de juros ao mês, variando de credenciado para credenciado. Portanto, sempre antes de utilizar seu cartão Sia Net verifique na loja que pretende comprar a taxa de juros.

3. O QUE É O IMPOSTO IOF (IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES DE CRÉDITO), COMO É COBRADO E PARA QUEM É REPASSADO?

É um imposto devido ao governo que incide sobre todas as operações de crédito, por exemplo, a SIANET concede um cartão com limite de crédito para o usuário (cliente) e a cada compra (utilização) parcelada é feita na modalidade “Parcelado ADM (com juros)”.

 

A Administradora SIANET busca, através de financiamentos em instituições financeiras, recursos para efetuar o pagamento das compras realizadas nos credenciados (lojistas que trabalham com este cartão), desta forma paga ao banco o IOF, e quando a venda é realizada este imposto é cobrado do usuário (cliente) como forma de repasse.

 

Simplificando, seria como se o usuário (cliente) buscasse o banco para um empréstimo, porém, através da SIANET.

 

Assim temos no Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007:

Art. 3º O fato gerador do IOF é a entrega do montante ou do valor que constitua o objeto da obrigação, ou sua colocação à disposição do interessado (Lei nº 5.172, de 1966, art. 63, inciso I).

§ 1º Entende-se ocorrido o fato gerador e devido o IOF sobre operação de crédito:

I - na data da efetiva entrega, total ou parcial, do valor que constitua o objeto da obrigação ou sua colocação à disposição do interessado;

II - no momento da liberação de cada uma das parcelas, nas hipóteses de crédito sujeito, contratualmente, a liberação parcelada.

 

O IOF será cobrado no momento do fechamento de cada fatura - a incidência do imposto IOF e será descriminado na fatura.

4. COMO ADQUIRIR UM CARTÃO GRUPOSIA|NET?
Você pode adquirir preenchendo a proposta de adesão ao Cartão GRUPOSIA|NET
em um dos guichês GRUPOSIA|NET, nas Lojas Jamar Calçados, Lua Calçados, Nicole Antoniolli, Lívia Sia Calçados e nos credenciados habilitados para abertura de crédito.
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (todos originais):
• Carteira de identidade;  
• CIC/CPF;  
• Comprovante de Renda;  
• Comprovante de Residência.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS: 
• Ter idade superior a 18 anos completos;
• Renda líquida igual ou superior a um (01) salário mínimo nacional;
• Se a ocupação for "Do Lar", apresentar dados do cônjuge;
• Não ter informações negativas nos Órgãos de Proteção ao Crédito.
5. COMO SÃO COBRADOS OS JUROS NO PARCELAMENTO EMISSOR?

Os juros variam mês a mês e de credenciado para credenciado. Visando não onerar o usuário do cartão Sia Net, fixamos o valor máximo de R$0,99 por parcela. No entanto, em algumas lojas credenciadas este valor não foi fixado, portanto, sempre antes de utilizar seu cartão Sia Net verifique na loja que pretende comprar a taxa de juros.

Vem cobrada através do demonstrativo em sua fatura e no ticket de compra assinado pelo usuário do cartão, assim você terá o valor compra + taxa de R$0,99 por parcela = valor da parcela, quando o credenciado tenha acordo com a Sia Net. Quando não houver o acordo, o demonstrativo trará a taxa juros aplicada.

6. ONDE POSSO RETIRAR MINHA FATURA?

Fica a critério do titular (conforme contrato) onde retirar a sua fatura, ou nos guichês do GRUPOSIA|NET (JAMAR CALÇADOS, LIVIA SIA CALÇADOS, NICOLE ANTONIOLI CALÇADOS, LUA CALÇADOS e demais Credenciados) ou pelo portal através do site: www.gruposianet.com.br.  

7. O CARTÃO GRUPOSIA|NET POSSUI ANUIDADE?
O Cartão GRUPO|SIANET, através de um acordo com seus credenciados, estabeleceu uma promoção que garante anuidade grátis aos seus clientes. No entanto, tal fato não poderá ser entendido como renúncia ao direito de vir a ser cobrado novamente, sendo tido como mero ato de liberalidade da administradora.
8. QUAL O FONE DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE?
O telefone de contato é o (19) 3877-1901, com horário de atendimento de segunda à sexta feira, das 08:30 às 17:30 hs, aos sábados das 08:30 às 12:00 hs. Ou pelo site www.gruposianet.com.br, onde o usuário tem acesso direto com seu cartão.
9. COMO FAÇO PARA RENEGOCIAR MEUS DÉBITOS?

Entre em contato através do telefone (19) 3877-1901 com o departamento jurídico (cobrança), ou através dos guichês GRUPOSIA|NET instalados nas Lojas Jamar Calçados, Lua Calçados, Nicole Antoniolli, Lívia Sia Calçados.

10. QUANDO A MINHA FATURA ENTRARÁ EM DÉBITO?

Entrará em débito a partir do primeiro dia após o vencimento da fatura. Após cinco dias do débito, o GRUPOSIA|NET fará contato com o cliente através de carta, telefonema ou mensagem de celular (SMS) e acarretará tarifas de manutenção , cadastro, avaliação de limite, (veja em “Tarifas e Encargos”), conforme contrato. O contatos ocorrerão com 5/30/60/90/120 dias após débito.

11. QUANDO A MINHA FATURA ENTRARÁ EM COBRANÇA?

A fatura entrará em módulo de cobrança a partir de 5/30/60/90/120 dias do seu vencimento. Será efetuada cobrança (o aviso é disparado automaticamente) através de cartas, telefone ou SMS pelo nosso departamento jurídico (cobrança), e gerará tarifas de manutenção, cadastro, avaliação de limite, (veja em “Tarifas e Encargos”), se o crédito for liberado será cobrado ativação de limiete, as quais serão inseridas na próxima fatura, conforme contrato GRUPOSIA|NET.

12. PRECISO AUMENTAR MEU LIMITE, COMO FAÇO?

Dirija-se a um dos guichês GRUPOSIA|NET, portando seu RG, CPF, e cartão GRUPOSIA|NET, e preencha a proposta para aumento de limite, que se for aprovada gerará cobrança da taxa de aumento de limite, e será lançada na fatura seguinte. Serviço sujeito a análise de crédito.

13. COMO DESBLOQUEAR O CARTÃO GRUPOSIA|NET?

O cliente deverá comparecer a um dos postos de atendimento GRUPOSIA|NET munido de seus documentos pessoais (RG, CPF ou CNH - com foto), comprovante de endereço e renda.

14. PARA VERIFICAR SALDO E LIMITE DISPONÍVEL, COMO PROCEDER?

Através dos guichês GRUPOSIA|NET, ou pelo site, www.gruposianet.com.br, assim você poderá ter acesso direto com seu cartão através do portal, basta digitar o n.º do seu cartão e uma senha de 4 dígitos.

15. CANCELAMENTO DO CARTÃO GRUPOSIA|NET POR PERDA OU ROUBO, É POSSÍVEL?
Sim, é possível. Basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no horário das 08:30 às 17:30 hrs, de segunda à sexta, e aos sábados das 08:30 às 12:00 hrs, ou através dos guichês do GRUPOSIA|NET, munido dos documentos pessoais e Boletim de Ocorrência registrado na autoridade policial competente.
16. QUANDO O LIMITE DE COMPRAS DO CARTÃO GRUPOSIA|NET SERÁ RESTABELECIDO?

Após o pagamento de sua fatura nos guichês GRUPOSIA|NET, assim seu limite será restabelecido imediatamente.

17. NÃO RECEBI MINHA FATURA, COMO PROCEDER?

A fatura, como estabelecido em contrato, NÃO será enviada ao titular, assim ficará a seu critério retirar nos guichês da GrupoSia|NET ou pelo nosso portal acessando o site www.gruposianet.com.br, 5 dias antes do vencimento. Assim você poderá ter acesso direto através do n.º do seu cartão e uma senha de 4 dígitos.

18. COMO SOLICITAR A EMISSÃO DO CARTÃO GRUPOSIA|NET APÓS TER SIDO CANCELADO POR PERDA OU ROUBO?

Basta comparecer a um dos guichês GRUPOSIA|NET portando os seguintes documentos originais: RG, CPF, Boletim de Ocorrência relatando a perda ou roubo.

19. ONDE POSSO COMPRAR COM MEU CARTÃO GRUPOSIA|NET?

Você pode fazer suas compras nas Lojas Jamar Calçados, Lua Calçados, Nicole Antoniolli, Lívia Sia Calçados e nas demais lojas credenciadas em cidade e região, como por exemplo redes de Supermercados, Farmácias, Postos de Gasolina, Lojas de Confecções, Cosméticos, Restaurantes e muitas outras. Acesse www.gruposianet.com.br e confira os nossos credenciados.

20. ONDE PODE SER FEITO O PAGAMENTO DA FATURA DO CARTÃO GRUPOSIA|NET?

Nos guichês GRUPOSIA|NET, perto de você, consulte através do site www.gruposianet.com.br, ou através da rede bancária, lotéricas, correspondentes bancários, desde que você tenha o boleto, que pode ser impresso através do site indicado.

21. QUAL É A IDADE MÍNIMA PARA ADQUIRIR O CARTÃO GRUPOSIA|NET?

A idade mínima para obter o cartão GRUPOSIA|NET é de 18 anos. Sujeito á análise de crédito.

22. COMO FUNCIONA O PLANO PARCELADO EMISSOR?

O Plano Parcelado Emissor é aquele que incide juros no valor da compra. A taxa de juros vai variar de acordo com a data da compra e a data para fechamento da sua fatura. Via de regra será: taxa de juros x quantidade de parcelas pretendidas, o resultado será somado ao valor da compra/serviço, e por fim dividido pelo número de parcelas multiplicadas acima.

23. APÓS QUITAR MEU DÉBITO COM O GRUPOSIA|NET MEU LIMITE SERÁ RESTABELECIDO OU SERÁ CANCELADO?

Sim, haverá nova analise de crédito. O cartão poderá ser liberado para compras, porém, com novo limite, será cobrado o valor concedido (liberado) + encargos (analise emergencial de limite). Caso o usuário queira aumentar o seu limite terá que requisitar, nos guichês do GRUPOSIA|NET ou pelo SAC 19.3877-1901.

Somente será cancelado e bloqueado em definitivo o cartão e o limite de crédito caso a análise de crédito não seja aprovada com os novos parâmetros.

24. O QUE É COMPRA PROTEGIDA?

Compra protegida é um serviço que o usuário contrata para garantir o reembolso caso haja alguma compra fraudulenta com seu cartão, obedecendo aos critérios do contrato GRUPOSIA|NET. Este serviço é cobrado mensalmente.

25. NA MINHA FATURA APARECE ESTOURO DE LIMITE, O QUE É ISSO?

Ao adquirir o seu GRUPOSIA|NET você tem um limite de crédito estipulado pela administradora. Deste limite você pode aumentá-lo de 10 a 60%, a critério da administradora, para realizar compras superiores ao seu limite. Caso seja utilizado este serviço será cobrado encargos de  5%  a 7,5% (analise emergencial de limite), sobre o valor excedido (estouro). Serviço sujeito a análise de crédito.

26. O QUE É COMPRA PLANEJADA?

Serviço compra planejada

 

Serviço compra planejada é um serviço que o usuário contrata, é cobrada no fechamento da fatura a porcentagem de 1% a 2% conforme valor liberado através (avaliação emergencial limite), automaticamente para efetivar a transação, para conceder o valor maior que o limite existente (para que o nosso usuário não passe constrangimento) este limite será utilizado (aprovado) para uma única compra, após a sua utilização o limite poderá voltará ao valor anterior.Serviço sujeito a aprovação e a análise de crédito, sempre obedecendo aos critérios do contrato GRUPOSIA|NET.

27. O QUE É CARTÃO PRESENTE GRUPOSIA|NET?

Cartão Presente, afinal, o melhor presente é aquele que a gente escolhe. É um cartão que qualquer pessoa poderá utilizar, basta escolher o valor e o estabelecimento parceiro descrito no cartão, onde dará o direito de utilizar este valor em compras. Valor único e só poderá ser utilizado de uma única vez, não podendo ser utilizado paralelamente. Disponível nas lojas parceiras e nos guichês do GRUPOSIA|NET.

28. O QUE É A FATURA TRANSPORTADA?

A fatura transportada é quando o usuário não efetua o seu pagamento dentro de 10 dias após o vencimento, e para que não fique em atraso o valor será transportado para a próxima fatura (Multa(2%), Juros(1%) encargos por atraso(8,5%), total de 11,5% A.M) no próximo fechamento da fatura, assim não ficando em débito. O saldo será refinanciado automaticamente e poderá ser conferido no Demonstrativo de Despesas (fatura) do mês seguinte, e terá o acréscimo dos encargos de financiamento, valores demonstrados em sua fatura, ou no site www.gruposianet.com.br. Serviço sujeito a análise crédito.

29. QUAIS SÃO AS TAXAS DE JUROS DO PLANO ROTATIVO E COMO É O SEU FUNCIONAMENTO?

As compras no plano rotativo não têm juros. Apenas em caso de atraso no pagamento da fatura ou pagamento parcial haverá a cobrança de 12,99% ao mês sobre o saldo restante e, a partir do 1° (primeiro) dia de atraso é aplicada uma multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito.

30. O QUE É COMPRA PARCELADA OU PLANO ROTATIVO?

Compra Parcelada e Plano Rotativo são a mesma coisa, ou seja, estão condicionados a um vencimento fixo, escolhido pelo cliente ao solicitar o cartão GRUPOSIA|NET, como opção de pagamento. O cliente pode pagar um valor intermediário entre mínimo e total de sua fatura, refinanciando o restante para o mês seguinte.

31. DEPENDENDO DO ACÚMULO DE PARCELAS EM ATRASO OU DO TEMPO DE ATRASO HAVERÁ REDUÇÃO DO LIMITE DO MEU CARTÃO?

O limite de crédito é determinado em função da capacidade de pagamento mensal que o cliente possui, considerando também o seu comportamento no que se refere às compras, pagamentos realizados e atualização cadastral. Dependendo do comportamento, pode haver redução do limite de crédito. A partir de 15 dias será reduzido seu limite e após 30 dias poderá perdê-lo.

32. À MEDIDA QUE PAGO AS PRESTAÇÕES DE MINHAS COMPRAS É LIBERADO O MEU LIMITE PARA NOVAS COMPRAS?

Sim. Nas compras parceladas, o limite somente retorna ao cartão com a quitação da fatura mensal.

33. ONDE DEVE SER PAGO O ACORDO?
O acordo pode ser feito por telefone e a sua efetivação está condicionada ao pagamento do valor de entrada. O pagamento será da mesma forma indicada na pergunta n.º 20.
34. FIZ UMA COMPRA PARA UMA AMIGA QUE NÃO TINHA GRUPOSIA|NET. AGORA QUE MINHA AMIGA JÁ TEM O SEU PRÓPRIO CARTÃO, É POSSÍVEL TRANSFERIR A DÍVIDA?

Não é possível fazer a transferência de operações realizadas com um cartão GRUPOSIA|NET para outro usuário GRUPOSIA|NET.

35. COM QUAIS ESCRITÓRIOS DE COBRANÇA A GRUPOSIA|NET TRABALHA ATUALMENTE?
Atualmente a Central de Relacionamento GRUPOSIA|NET conta com o apoio de grupo de advogados associados em um departamento exclusivo para o tratamento das contas em atraso, como: reparcelamento, ações judiciais e extrajudiciais, cancelamentos contratuais, apontamentos ao SCPC ou qualquer órgão de proteção ao crédito. 
Esses escritórios oferecem as mesmas condições de pagamento da Central e demais canais GRUPOSIA|NET. 
Essa é mais uma alternativa para ampliar o contato para a regularização creditícia dos clientes, a fim de que possam voltar a utilizar as facilidades do cartão GRUPOSIA|NET. 
Departamento jurídico: contato através do telefone (19) 3877.1901 ou pelo site www.gruposianet.com.br
36. É POSSÍVEL FAZER UM PARCELAMENTO DA MINHA DÍVIDA? QUAL A TARIFA DE JUROS?

É possível fazer acordos para parcelamento de dívida, bem como conceder descontos para pagamentos à vista. 
As condições devem ser acordadas junto ao nosso departamento jurídico.
A taxa de juros é a indicada no extrato da fatura anterior ou pelo site www.gruposianet.com.br, no menu taxas.

37. DEPOIS DE ATRASAR O PAGAMENTO DA MINHA FATURA POSSO ALTERAR SUA DATA DE VENCIMENTO?

No rotativo, se houverem compras parceladas no cartão, estas deverão ser quitadas para a mudança do vencimento.

38. QUAL A VALIDADE DO CARTÃO GRUPOSIA|NET?

2 anos após a data emissão com bloqueio automático. O usuário se compromete a fazer o recadastramento, sendo necessária a emissão 2.ª via do cartão (gerando um novo número), assim gerando maior segurança entre usuário e administradora.

*Sem custos e taxas, conforme item Contrato 7.4.

Atendimento das 8:30 às 18:00 hrs
de Segunda a Sábado
SAC: (19) 3877-1901
 

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